Internautas julgam site em 1/20 de segundo

“Os internautas levam apenas um vigésimo de segundo para decidir se gostam ou não de um site, de acordo com um estudo da Universidade de Carleton, em Ottawa, no Canadá, publicado na última edição da revista especializada Behaviour and Information Technology.”

“Os pesquisadores canadenses ficaram surpresos com o resultado, já que esperavam que o tempo para a decisão fosse cerca de dez vezes mais do que os 50 milisegundos constatados.

Durante o estudo, voluntários podiam acessar sites por apenas 50 milisegundos (um vigésimo de segundo) e então tinham que preencher uma avaliação do apelo estético das páginas.

A equipe canadense descobriu que essa primeira impressão, tirada a partir de uma fração de segundo, coincidia com as opiniões tomadas durante períodos maiores de navegação.

“Meus colegas e eu acreditávamos ser impossível que algo fosse identificado realmente em menos de 500 milisegundos (meio segundo)”, afirmou ao site da revista Nature a chefe da equipe, Gitte Lindgaard, da Universidade de Carleton.

‘Aura’
A pesquisa indica que o julgamento é passado praticamente no mesmo tempo utilizado pelos olhos para absorver a informação visual.

Para os cientistas, essas primeiras impressões são duradouras por causa do efeito apelidado pelos psicólogos de “aura”.

Se as pessoas acham um site bonito, isso provavelmente vai se espalhar para outras áreas, como o conteúdo do site.

“A não ser que a primeira impressão seja favorável, os internautas vão sair dele antes mesmo de saberem que você pode lhes oferecer mais do que a concorrência”, afirmou Lindgaard.

A explicação para o fenômeno é simples: como as pessoas gostam de estar certas, elas vão sempre tentar confirmar a sua primeira impressão.

O estudo pode ser extremamente importante para sites comerciais, que têm que disputar espaço em um mercado cada vez mais competitivo.”

Lembrado pela Carolina Vign-Marú na arqHP. Fonte: BBC

 

Leonardo

Registros de Leonardo Faria sobre desenvolvimento web