Como fazer um Internet Banking

Minha experiência com o Bradesco é péssima. Primeiro pelas agências. Sempre lotadas, com ar-condicionado estragado, caixas eletrônicos que não funcionam. Enfim, ir ao banco é pior do que ir para uma guerra.

Então, penso: Vou usar o Internet Banking. Vamos lá:
No meu Mac, Internet Banking do Bradesco não funciona. Segundo o site, para Mac, requer Netscape. Mas, o que é Netscape?

Vou para o PC, com Windows (Não vou ser louco de tentar acessar pelo Linux). No Firefox, o site carregaria, senão fosse um applet Java para o teclado virtual. Instalo o Java.

Aparentemente agora funciona. Mas antes de tudo, eu tenho que adivinhar qual o formato do número da minha conta. Oras, o formato da Conta Corrente deles é assim: 12345-0, mas para a Internet você tem que enfiar alguns zeros antes, ficando assim: 0012345-0. Tudo bem.

Passada a frustação de tudo isso, vou para a parte da senha. Digito minha senha usando o teclado virtual em Java deles e aí o sistema me faz uma pergunta secreta, cuja resposta é uma frase de, no mínimo, 12 caracteres. O problema é que sempre esqueço a maldita resposta. Mas isso pode ser contornado. Basta eu usar meu CPF como resposta, ao invez da frase. Mas, além de usar meu CPF, tenho que confirmar minha data de nascimento e o nome do meu pai (ou da minha mãe, é aleatório). Se não bastasse, depois de tudo isso, ainda tenho que criar uma resposta novamente, pois eles insistem em usar a maldita frase.

Depois de uns 15 minutos perdidos, finalmente consigo ter acesso a minha conta. Numa popup minúscula para não estragar o layout deles, é claro.

Dicas para complicar a navegação
1) Campos de formulário sem explicação
2) Applets Java que poderiam ser substituidos por JS (vide o Banco Real)
3) Popups minúsculos

[update] Recebi uma resposta do Bradesco. Eles não mostraram a menor boa vontade em melhorar o sistema. Provavelmente, minhas críticas pararam no setor de comunicação.

 

Leonardo

Registros de Leonardo Faria sobre desenvolvimento web

 
  • daniel

    EU AXO LEGAL O BRADESCO!

  • Eu não! Por isso abri uma conta no Banco do Leo, digo Banco do Brasil. Abraço.

  • Eh, vejo que esta dificil. Oh cambada ignorante. Nao pode nem mesmo guardar uma frase secreta ou senha. Ta certo nao pode ter conta em banco nao. Vai pra fila pagar conta de agua e luz. Vosso lugar eh na fila mesmo, eh como ir para guerra.

    Valeu.