O jeito Google-Apple de projetar

Todo desenvolvedor, projetista ou designer de interfaces deveria usar Mac OS. Bem, isso não é uma propaganda para a Apple, mas sim uma crítica a procedimentação e burocratização da tecnologia.

Dizem que a informática veio para resolver os problemas que apareceram depois que ela surgiu. Bem, não é bem assim. Com base no que vivo no meu dia-a-dia e no meu trabalho no serviço público, posso dizer que a informatização de processos manuais só trouxe agilidade (aliás, acho que todo mundo pensa assim). Só que o que devo pontuar é que nem sempre essa informatização vem de forma didática.

É aí que vejo um case de sucesso. O Mac OS é simples e cumpre o que promete. Sem muitas perguntas, sem muitos botões e tudo isso de forma bem clean, o que não deixa o usuário em dúvida na utilização do sistema.

É dessa água que os desenvolvedores devem beber: a água da simplicidade. Levando isso para a web, basta observamos o Google. A mesma boa experiência usuário-máquina ocorre com os sites da turma da Larry Page. Formulários com poucos campos (o orkut é uma excessão, risos), telas simplificadads e uma boa integração entre sistemas.

Da observação desses cases, percebemos que poucas coisas permitem uma melhora significativa nessa interação entre homem e máquina. Botões de enviar destacados, formulários bem arquitetados (e onde o TAB funciona) e telas de erro mais amigas podem garantir o sucesso de sua aplicação!

 

Leonardo

Registros de Leonardo Faria sobre desenvolvimento web

 
  • Rafael

    Eu ainda prefiro o linux. acho muito mais pratico e simples! Questão de gosto! Mas não acho que DEVO usar mac.