Para não dizer que não falei de produtividade

Trabalhar com tecnologia e com ‘coisas não mensuráveis’ pode ser algo difícil para se lidar, num mundo virtual onde existem dezenas de eventos para dispersar sua atenção. Como gerenciar seus pensamentos com tanta informação vindo de todos lados e ao mesmo tempo ser produtivo? Não tenho a fórmula mágica (se tivesse eu deveria já estar rico!), mas tenho me disciplinado em algumas questões:

To do lists e ambiente de trabalho

Tenha listas de tarefas, mas com prazos factíveis. Nada como querer salvar o mundo em um dia. Tenha também um ambiente silencioso. Muita gente gosta de trabalhar com música, já que ela parece te isolar do mundo externo. Trabalhe com uma cadeira confortável e de barriga cheia.

Twitter

O Twitter definitivamente é a coisa mais cool que já vi nos últimos tempos. Mas você precisa se controlar e isso já começa não seguindo mas de trocentas pessoas e/ou pessoas que postam algo como ‘hora de acampar’. Eu definitivamente só quem trabalha com desenvolvimento web e sei que entre suas twitadas pode surgir algo importante – para mim ou para elas. Ultimamente, até minhas dúvidas de Actionscript foram sanadas via Twitter. Essa possibilidade de suporte online – mais rápido do que fóruns e listas de discussão – é um bom uso do Twitter.

E-mail

Nada de cliente de e-mail aberto full time. O Jonas já deu boas dicas: leia e-mails duas vezes (ou o mínimo possível) por dia e não gaste mais de uma hora nessa tarefa.

Listas de discussão

Listas de discussão é um vício que tenho a uns 5 anos, mas que ultimamente, perderam a graça. Ter a caixa de e-mail com trocentas mensagens pra ler é algo que me causa incômodo e se eu parar para ler, eu não trabalho. Solução: evite listas.

 

Leonardo

Registros de Leonardo Faria sobre desenvolvimento web