RubyMine: Textmate-killer?

Essa semana apareceu uma nova IDE para Ruby: a RubyMine, que se auto-denomina com a mais inteligente IDE para Ruby. O software é multiplataforma e parece ser bem interessante. Notei algumas coisinhas numa primeira-impressão:

1) há templates para testes (RSpec e TestUnit)
2) integração com o Mac OS: o look’n feel não combina muito (= feia) com o sistema e ele está mais para NetBeans e Eclipse do que para um Textmate. Nada de maçã + w para fechar um arquivo nem maçã + n para um novo arquivo. A velocidade dele também está mais para NetBeans/Eclipse do que para um Textmate
3) inspetor: ele possui um inspetor interessante: para CSS, por exemplo, ele verifica suas folhas de estilo e informa por imagens quebradas, seletores não usados e código desnecessário (como escrever ‘0px’, onde somente ‘0’ já resolve). Para Ruby, ele verifica, entre vários itens, referências não resolvidas e erros em chamadas de métodos (apesar de que, no meu projeto, o que ele inspencionou estava certo)
4) parece ter uma integração interessante com controle de versão (Git, Subversion e CVS)
5) ele também tem um Go to File, como no Textmate
6) ele tem uma janela amigável para rodar scripts (como o RadRails)

Essa próxima semana vou utilizá-lo e ver se ele pode ser um Textmate-killer ou uma boa alternativa para Windows e Linux.

 

Leonardo

Registros de Leonardo Faria sobre desenvolvimento web

 
  • Daniel Marques

    Opa, to baixando agora pra windows. (Até semana passada tava procurando uma opçãp pra windows e acabei ficando com o e-text =/ )

  • Herminio Torres

    Leonardo, já tentou instalar esse rubymine no linux? Se sim, poderia da uma ajuda?

  • hermínio, tô usando ele no leopard, mas qual o problema mesmo?

  • Bruno Andrade

    Herminio,
    estou usando ele no linux, qual teu problema?