in iphone

Guia de sobrevivência do iPhone

Ganhou um iPhone na promoção do posto, do papai ou pagou 499 obamas no gadget da Apple e não sabe o que fazer? Leia esse rápido guia tudo-em-um.

App Store

Os aplicativos do iPhone inicialmente só podem ser instalados a partir da App Store. Para acessá-la, você precisa se cadastrar. A navegabiidade é toda feita pelo iTunes, que visualiza que você mora no Brasil e te redireciona para a loja brasileira. Entretanto, há uma forma de acessar a loja americana. Ter uma conta na loja americana significa acesso a games, que a loja brasileira não disponibiliza por questões burocráticas. Portanto, cadastre-se na duas lojas para ter acesso a mais apps. O resto fica por conta do Jailbreak.

Jailbreak

Com o jailbreak você pode instalar aplicativos em seu iPhone sem utilizar a App Store. A ferramenta atual para realizar o jailbreak é o Spirit (download Mac / PC). Você pluga o iPhone, aperta o botão “Jailbreak” e corre para o abraço. O Spirit instala no iPhone o Cydia.

Spirit

Cydia

O Cydia é uma ferramenta que busca e instala aplicações. Em seus repositórios você encontra várias aplicações bacanas, distribuídas em formato .deb. Pelo iPhone você faz o download desses arquivos e os instala diretamente. Você também pode baixar esses arquivos na Internet e enviá-los para o seu iPhone (explico abaixo no Howto). A primeira aplicação que vou falar é o Installous, a seguir.

Installous

O Installous é uma ferramenta que instala apps piratas, normalmente a venda na App Store. Para instalá-lo, você precisa adicionar o endereço de seu repositório – faça isso no Cydia em Manage > Sources. Clique em Edit > Add e adicione o seguinte endereço: http://cydia.hackulo.us/
Adicionado o repositório, pesquise por Installous e faça o download do arquivo.

Aplicativos essenciais

Cydia e Installous são essenciais para o iPhone, mas a partir dele você instala uma série de apps legais e bem importantes para seu telefone.
OpenSSH – instalado pelo Cydia: permite você fazer conexões remotas com seu iPhone pela rede. Muito útil para você enviar arquivos, que você pode fazer através de um programa de FTP, por exemplo.
MobileTerminal – instalado pela Cydia: aplicativo que emula um terminal em seu telefone, como o Terminal.app do Mac OS. Muito cuidado ao executar esse programa, pois o terminal altera diretamente o sistema de arquivos do telefone.
AppSync – instalado pelo Installous: esse app permite que você instale arquivos IPA pelo iTunes. Com ele, você pode baixar IPAs legais por meios não-legais, adicionar ao iTunes e posteriormente instalar em seu iPhone.

HOWTO

Instalando arquivos .deb no iPhone

Como disse acima, os aplicativos do Cydia são distribuídos em formato deb. Mas como enviá-los para o iPhone? Via SSH. Para isso você vai precisar ter instalado Cydia e OpenSSH no seu telefone e usar um computador com um cliente FTP.

A imagem acima mostra o Transmit, um cliente de FTP do Mac OS. Para fazer a conexão:

  • IP: o endereço IP do iPhone. Se você não sabe o IP do seu iPhone veja em Ajustes > Wi-Fi e clique na seta azul da rede wi-fi da qual você está conectado.
  • Usuário: root
  • Senha: alpine

Importante: a conexão é do tipo SFTP e não FTP. Procure essa opção em seu aplicativo.
Depois de realizar a conexão, você deverá colocar os arquivos .deb na pasta /root/Media/Cydia/AutoInstall. Crie essas pastas caso elas não existam. Reinicie o iPhone que o Cydia automaticamente instalará as aplicações

Instalando arquivos .deb no iPhone via terminal

Nesse método você enviará os arquivos acima via SSH, como descrito acima, mas faça-os para uma pasta temporária, como a /tmp. Após isso, abra o MobileTerminal e execute o comando:

su root
dpkg -i /tmp/nomedopacote.deb

O primeiro comando, para quem não conhece os poderes do terminal, transforma o usuário atual em usuário administrador. Esse usuário tem acesso total aos arquivos do telefone e novamente aviso, cuidado! Se você não tem intimidade com computadores e se considera um analfabyte, não tente esse método. O segundo comando instala o pacote de acordo com o endereço informado.

Links