Guia de sobrevivência do iPhone

7 de maio de 2010 ~ Tags:

Ganhou um iPhone na promoção do posto, do papai ou pagou 499 obamas no gadget da Apple e não sabe o que fazer? Leia esse rápido guia tudo-em-um.

App Store

Os aplicativos do iPhone inicialmente só podem ser instalados a partir da App Store. Para acessá-la, você precisa se cadastrar. A navegabiidade é toda feita pelo iTunes, que visualiza que você mora no Brasil e te redireciona para a loja brasileira. Entretanto, há uma forma de acessar a loja americana. Ter uma conta na loja americana significa acesso a games, que a loja brasileira não disponibiliza por questões burocráticas. Portanto, cadastre-se na duas lojas para ter acesso a mais apps. O resto fica por conta do Jailbreak.

Jailbreak

Com o jailbreak você pode instalar aplicativos em seu iPhone sem utilizar a App Store. A ferramenta atual para realizar o jailbreak é o Spirit (download Mac / PC). Você pluga o iPhone, aperta o botão “Jailbreak” e corre para o abraço. O Spirit instala no iPhone o Cydia.

Spirit

Cydia

O Cydia é uma ferramenta que busca e instala aplicações. Em seus repositórios você encontra várias aplicações bacanas, distribuídas em formato .deb. Pelo iPhone você faz o download desses arquivos e os instala diretamente. Você também pode baixar esses arquivos na Internet e enviá-los para o seu iPhone (explico abaixo no Howto). A primeira aplicação que vou falar é o Installous, a seguir.

Installous

O Installous é uma ferramenta que instala apps piratas, normalmente a venda na App Store. Para instalá-lo, você precisa adicionar o endereço de seu repositório – faça isso no Cydia em Manage > Sources. Clique em Edit > Add e adicione o seguinte endereço: http://cydia.hackulo.us/
Adicionado o repositório, pesquise por Installous e faça o download do arquivo.

Aplicativos essenciais

Cydia e Installous são essenciais para o iPhone, mas a partir dele você instala uma série de apps legais e bem importantes para seu telefone.
OpenSSH – instalado pelo Cydia: permite você fazer conexões remotas com seu iPhone pela rede. Muito útil para você enviar arquivos, que você pode fazer através de um programa de FTP, por exemplo.
MobileTerminal – instalado pela Cydia: aplicativo que emula um terminal em seu telefone, como o Terminal.app do Mac OS. Muito cuidado ao executar esse programa, pois o terminal altera diretamente o sistema de arquivos do telefone.
AppSync – instalado pelo Installous: esse app permite que você instale arquivos IPA pelo iTunes. Com ele, você pode baixar IPAs legais por meios não-legais, adicionar ao iTunes e posteriormente instalar em seu iPhone.

HOWTO

Instalando arquivos .deb no iPhone

Como disse acima, os aplicativos do Cydia são distribuídos em formato deb. Mas como enviá-los para o iPhone? Via SSH. Para isso você vai precisar ter instalado Cydia e OpenSSH no seu telefone e usar um computador com um cliente FTP.

A imagem acima mostra o Transmit, um cliente de FTP do Mac OS. Para fazer a conexão:

  • IP: o endereço IP do iPhone. Se você não sabe o IP do seu iPhone veja em Ajustes > Wi-Fi e clique na seta azul da rede wi-fi da qual você está conectado.
  • Usuário: root
  • Senha: alpine

Importante: a conexão é do tipo SFTP e não FTP. Procure essa opção em seu aplicativo.
Depois de realizar a conexão, você deverá colocar os arquivos .deb na pasta /root/Media/Cydia/AutoInstall. Crie essas pastas caso elas não existam. Reinicie o iPhone que o Cydia automaticamente instalará as aplicações

Instalando arquivos .deb no iPhone via terminal

Nesse método você enviará os arquivos acima via SSH, como descrito acima, mas faça-os para uma pasta temporária, como a /tmp. Após isso, abra o MobileTerminal e execute o comando:

  1. su root
  2. dpkg -i /tmp/nomedopacote.deb

O primeiro comando, para quem não conhece os poderes do terminal, transforma o usuário atual em usuário administrador. Esse usuário tem acesso total aos arquivos do telefone e novamente aviso, cuidado! Se você não tem intimidade com computadores e se considera um analfabyte, não tente esse método. O segundo comando instala o pacote de acordo com o endereço informado.

Links

Sem comentários ainda

Últimos textos do blog

Tagcloud

abraweb acadêmico actionscript ajax apache apple arteccom asp autosimulado backup benchmark beta bh blogosfera bookmarklet bookmarklets brasil browser censura chrome chucknorris cms codestacker concurso crítica css dashboard deployment desenvolvimento design dicas divinópolis dotmac download dreamhost economia editor empreendedorismo empreendorismo encontro estatísticas extreme programming feedburner firefox fireworks flash flickr ftp game git globo gmail golive google greasemonkey guerrilha hack host howto htaccess html humor ie inss internet banking iphone ipod is® javascript jquery layout leopard linux listas live locomotive mac meme microsoft miguxês minasonrails mod_rails mp3 msn mysql off tropic opensocial opera orkut oscommerce parser passenger pc personalidade pesquisa php plugin plugins pog portfolio produtividade publicidade rails raspberry refurbished regex resenha review ria rss ruby rádio safari sandbox screencast screensaver script.aculo.us seo shoutcast silverlight software spam startup stevejobs subversion suporte swf switch são paulo teste textmate trabalho tumblelog tumblr tutorial twitter ui uml usabilidade validação viral wallop web2.0 webalizer webdesign webdevelopment webkit webmail webmobile webobjects webstandards windows wordpress xml yahoo youtube

Veja todos os textos →