macsoftware

eCPF no Mac

No meu trabalho preciso usar meu cartão eCPF para acessar um determinado sistema que estamos desenvolvendo. Tenho um cartão eCPF, emitido pelo Banco do Brasil e um leitor de cartões OmniKey 3021 e foi uma grande dor de cabeça configurá-lo no Mac. Não era para ser um problema, uma vez que você precisa apenas de um driver e um módulo para o Firefox.

Driver

O driver do leitor OmniKey pode ser obtido pelo site da Serasa Experian. Além do driver do meu dispositivo, essa página apresenta drivers de outros devices.

Nessa mesma página, copie o Software do Cartão – Safesign. Esse software reconhece o seu cartão e apresenta os dados do certificado, a partir do app tokenadmin.

Observação: tudo nesse site está bem documentado, por isso esse post está resumido :)

Firefox

Para que o Firefox leia seu certificado, será necessário a instalação da biblioteca libcmP11.dylib. Faça o download dessa biblioteca e copie-a para a pasta /Library/cssi. Em seguida abra as preferências do Firefox e escolha: Advanced > Encryption > Security Devices. Clique no botão Load e na tela que se abre informe o caminho do arquivo (/Library/cssi/libcmP11.dylib). Não tem erro, com o cartão plugado na porta USB do Mac, o Firefox conseguirá autenticar utilizando-se o certificado digital. Para testar, você pode usar o eCAC ↗︎, da Receita Federal.

Nota: o ManéBlog escreveu um post sobre o assunto, que me ajudou no processo.

Interactions

Webmentions

Like this content? Buy me a coffeeor share around:

0 Like

0 Reply & Share