OpenSocial e orkut

O Google anunciou no começo da semana o OpenSocial, uma API para desenvolvimento de aplicações de redes sociais. Algo parecido com o que já existe com o Facebook. As principais diferenças com esse estão na imensa integração – o OpenSocial conversa com myspace, orkut e dezenas de outras redes – e a facilidade – e nada do FBML – linguagem criada pelo Facebook para criação de suas aplicações. O OpenSocial simplesmente conversa com Javascript, HTML e CSS. Nada de novo.

No orkut já começaram a aparecer as primeiras novidades. No endereço sandbox.orkut.com tem-se o que deve ser a próxima versão da rede social, com a possibilidade de adicionar aplicações – como no Facebook.

Eu já comecei a desenvolver com essas possibilidades, entretanto existem algumas barreiras, sendo a principal delas a falta de uma documentação mais completa. Já existe uma interessante lista de discussão e uma meia dúzia de comunidades sobre o assunto, dentre elas, uma bem interessante mantida pelo Fabricio Zuardi e já com uma lista de aplicações.

 

Leonardo

Registros de Leonardo Faria sobre desenvolvimento web