Enfim, Silverlight

Se você tivesse uma tecnologia web que pretende ser um Flash-killer nada mais inteligente do que fazer seu próprio site com ela, certo? É isso que a Microsoft está fazendo com seu novo website de downloads, disponível em http://www.microsoft.com/beta/downloads/.

Fiz um grande esforço para baixar os 4,7 MB do plugin, digitar a senha de administrador (e se fosse não fosse meu computador?) e reiniciar o browser. Após toda via crucis, fui verificar a URI e fazer meu mini-review.

A instalação do plugin foi rápida e simples e segue a mesma interface bonita das aplicações do Mac OS. O site de downloads simplesmente não deve ter sido testado. Clico no link “Browse Downloads”. A partir daí, ele fica ativo, não aparece nenhuma lista de downloads e, estranhamente, nenhum link da página funciona mais. Os botões do slideshow do topo também possuem comportamento estranho, devido ao preloader das imagens. Transições nada suaves. Ao recarregar a página pela terceira vez, funciona.

Segundo o Firebug, são 37 scripts, 100 KB. Até dll foi requisitado. Faço um View > Source e vejo Javascript obstrusivo, código bagunçado e até hack para background PNG transparente no Internet Explorer 6.

É assim que o Silverlight chega na Microsoft. Bem vindo.

 

Leonardo

Registros de Leonardo Faria sobre desenvolvimento web