Dicas aleatórias para gestão de código

No post anterior mostrei como migrar um repositório de SVN para Git. No meu caso, eram mais de 2000 commits, 1 GB de código, feito por meia dúzia de programadores. Abaixo compartilho algumas dicas que podem ser úteis na gestão de todo esse código:

Controle de Banda

Ao fazer a migração dos repositórios, comi uma boa parte da banda de Internet e vi que no servidor local de Internet não havia nada para balancear velocidade. Fazendo meu dever de casa, descobri que é possível controlar a banda do que o Mac OS transfere, através do utilitário ipfw. Por exemplo, se você quer limitar a 200KB o tráfego que sai de sua máquina pela porta 22 – execução de um git push, por exemplo – digite:

sudo ipfw add pipe 1 ip from any to any out dst-port 22
sudo ipfw pipe 1 config bw 200KBytes/s

Isso criará uma regra em seu sistema operacional. Para conferir as regras em execução:

sudo ipfw pipe list

…e para apagar a regra criada:

sudo ipfw pipe delete 1

Gitlab

O Gitlab é feito com Rails e faz o gerencimento de repositórios Git. Sua interface e funcionalidades lembram muito o GitHub. Você cria e edita repositórios com cliques, adiciona membros ao time com facilidade e ainda tem a possibilidade de criar wikis para seus projetos. Só me arrependo de não o ter instalado antes.

StatSVN

O StatSVN é um programa em Java que lê seu log do Subversion e produz várias estatísticas. Se você é ligado a números, teste esse programa!

Interactions

Webmentions

Like this content? Buy me a coffeeor share around:

0 Like

0 Reply & Share