macrubyonrails

Ruby on Rails on Mac OS X

[Estou de fato sumido do blog. Mudei para Piumhi Harbor e fiquei com computador somente na primeira semana. Meu iBook teve problemas e fiquei quase um mês esperando. Enfim, computador novo, finalmente posso brincar com Ruby on Rails. Inclusive já estou começando a trabalhar em um projeto comercial com o uso desse framework.]

Enfim, estou escrevendo esse post para falar das formas de instalação do Ruby on Rails no Mac OS X. Vale lembrar que a próxima do Mac OS, Leopard, virá com Rails já instalado, mas enquanto o felino não chega, temos um trabalhinho extra.

A forma menos trabalhosa de se ter Rails no Tiger é através do Locomotive, que é um pacote all-in-one. Instalação simplificada, basta arrastar a pasta do programa para a Applications' folder e pronto!

A forma mais disseminada é através desse artigo de Dan Benjamin. A instalação é toda feita manualmente e compila os vários itens necessários para o funcionamento do framework. Vale lembrar que para essa instalação é necessário ter o Xcode instalado na máquina. Para quem não sabe, Xcode é um ambiente completo de desenvolvimento da própria Apple. Ele sempre vem em CD ou DVD nos computadores da Apple, mas quem não tem pode puxar os 924MB do site de desenvolvedores da Apple.

Outra forma que vi é ter RoR junto ao Apache.

E por último tem um pacote não tão conhecido chamado WebServerXKit, que reúne Apache, MySQL, PHP, PostgreSQL e… RoR!

Mais informações sobre instalações no Mac e em outros sistemas podem ser vistas no wiki do site oficial.

Interactions

Webmentions

Like this content? Buy me a coffeeor share around:

0 Like

0 Reply & Share