mac

Resultado da Pesquisa sobre Mac Users

No último dia 16 lancei uma pesquisa para conhecer o perfil dos usuários de Macintosh no Brasil. A intenção dessa pesquisa, além do óbvio, é servir de background para o lançamento de um novo serviço sobre Macs no Brasil.

Para a divulgação da pesquisa, convoquei usuários de vários fóruns, comunidades no orkut e pedi a vários blogueiros e vários sites uma nota sobre a pesquisa. Assim, depois de um tempo, 490 pessoas responderam as 14 questões do questionário.

Obrigado a todo mundo que respondeu a pesquisa.
Os resultados surpreenderam. Vamos lá.

Sobre o Mac User

Realizei perguntas simples sobre quem é o usuário de Mac em terras tupiniquins. Quanto a idade, a maioria dos usuários estão entre os 21 a 40 anos. Sobre escolaridade, percebe-se que grande parte dos usuários já sentou ou cursa o ensino superior. Obtive nessa parte da pesquisa resultados até bem equilibrados quanto a renda(!), onde prevalesce o mito que usuários de Macs são ricos. O resultado da pesquisa “Tempo que usa Mac” foi bem interessante: observa-se um percentual considerável de novos usuários, mas prevalesce usuários antigos, com mais de 6 anos.

Idade

Escolaridade

Renda Salarial

Tempo que usa Mac

O Mac User e seus equipamentos

Segundo a pesquisa, tem-se uma rivalidade entre desktops e laptops quanto a equipamento principal – Macs de mesas ganham de 51% a 49%. A maioria das pessoas que responderam a pesquisa possuem apenas um Mac, mas o número de quem possui mais de um equipamento é bem peculiar. Quanto ao uso de iPods, observa-se a preferência pelo Player da Apple: 65% das pessoas que responderam a pesquisa possuem um.


Equipamento Principal

Possui mais de um Mac

Possui iPod

O Mac User e as compras

Na minha opinião, sem grandes surpresas para essa parte da pesquisa. 64% das pessoas que responderam essa pesquisa compram frequentemente pela Internet. A pergunta “Onde compra Mac” gerou um resultado bem interessante: um considerável número de pessoas compram equipamentos fora do Brasil. Um dos fatores que indicam esse número é o alto preço dos produtos da Apple no país.
Outro resultado interessante foi quanto a compra de equipamentos em sites de leilões, como o MercadoLivre e em fóruns e listas de discussão: 43% das pessoas que responderam a pesquisa já utilizou esses serviços. Esse resultado é bem interessante. Eu mesmo já comprei um iBook via MercadoLivre e pelo visto isso já vem se tornando uma prática comum no Brasil. A nota dada pelos usuários para quem utilizou esses serviços pode ser considerada boa, uma vez que comunidades online criam aproximação entre as pessoas e os serviços de leilões possuem formas seguras de se comprar online.


Compras online

Onde compra seu Mac

Compra Mac em leilões, fóruns ou listas

Nota para serviços de leilões

Estatísticas de quem acessou a pesquisa

Para gerar estatísticas de browser, conexão e sistema operacional, usei como base de dados os resultados do Google Analytics.

Browser

Sistema Operacional

Browser / Sistema Operacional

Resolução

Conexão

Direitos autorais dessa pesquisa

O conteúdo desse site (e desse post), está sobre a licença Creative Commons de Atribuição-Uso Não-Comercial-Compatilhamento. Você pode copiar, distribuir, exibir, dando crédito a esse site e deve ser usada sem finalidades comerciais e pode ser alterar desde que distribuida com uma licença igual a atual.

Interactions

Webmentions

Like this content? Buy me a coffeeor share around:

0 Like

0 Reply & Share