Resultado da Pesquisa sobre Mac Users

No último dia 16 lancei uma pesquisa para conhecer o perfil dos usuários de Macintosh no Brasil. A intenção dessa pesquisa, além do óbvio, é servir de background para o lançamento de um novo serviço sobre Macs no Brasil.

Para a divulgação da pesquisa, convoquei usuários de vários fóruns, comunidades no orkut e pedi a vários blogueiros e vários sites uma nota sobre a pesquisa. Assim, depois de um tempo, 490 pessoas responderam as 14 questões do questionário.

Obrigado a todo mundo que respondeu a pesquisa.
Os resultados surpreenderam. Vamos lá.

Sobre o Mac User

Realizei perguntas simples sobre quem é o usuário de Mac em terras tupiniquins. Quanto a idade, a maioria dos usuários estão entre os 21 a 40 anos. Sobre escolaridade, percebe-se que grande parte dos usuários já sentou ou cursa o ensino superior. Obtive nessa parte da pesquisa resultados até bem equilibrados quanto a renda(!), onde prevalesce o mito que usuários de Macs são ricos. O resultado da pesquisa “Tempo que usa Mac” foi bem interessante: observa-se um percentual considerável de novos usuários, mas prevalesce usuários antigos, com mais de 6 anos.

Idade

Escolaridade

Renda Salarial

Tempo que usa Mac

O Mac User e seus equipamentos

Segundo a pesquisa, tem-se uma rivalidade entre desktops e laptops quanto a equipamento principal – Macs de mesas ganham de 51% a 49%. A maioria das pessoas que responderam a pesquisa possuem apenas um Mac, mas o número de quem possui mais de um equipamento é bem peculiar. Quanto ao uso de iPods, observa-se a preferência pelo Player da Apple: 65% das pessoas que responderam a pesquisa possuem um.


Equipamento Principal

Possui mais de um Mac

Possui iPod

O Mac User e as compras

Na minha opinião, sem grandes surpresas para essa parte da pesquisa. 64% das pessoas que responderam essa pesquisa compram frequentemente pela Internet. A pergunta “Onde compra Mac” gerou um resultado bem interessante: um considerável número de pessoas compram equipamentos fora do Brasil. Um dos fatores que indicam esse número é o alto preço dos produtos da Apple no país.
Outro resultado interessante foi quanto a compra de equipamentos em sites de leilões, como o MercadoLivre e em fóruns e listas de discussão: 43% das pessoas que responderam a pesquisa já utilizou esses serviços. Esse resultado é bem interessante. Eu mesmo já comprei um iBook via MercadoLivre e pelo visto isso já vem se tornando uma prática comum no Brasil. A nota dada pelos usuários para quem utilizou esses serviços pode ser considerada boa, uma vez que comunidades online criam aproximação entre as pessoas e os serviços de leilões possuem formas seguras de se comprar online.


Compras online

Onde compra seu Mac

Compra Mac em leilões, fóruns ou listas

Nota para serviços de leilões

Estatísticas de quem acessou a pesquisa

Para gerar estatísticas de browser, conexão e sistema operacional, usei como base de dados os resultados do Google Analytics.

Browser

Sistema Operacional

Browser / Sistema Operacional

Resolução

Conexão

Direitos autorais dessa pesquisa

O conteúdo desse site (e desse post), está sobre a licença Creative Commons de Atribuição-Uso Não-Comercial-Compatilhamento. Você pode copiar, distribuir, exibir, dando crédito a esse site e deve ser usada sem finalidades comerciais e pode ser alterar desde que distribuida com uma licença igual a atual.

 

Leonardo

Registros de Leonardo Faria sobre desenvolvimento web

 
  • Pingback: Resultado da pesquisa sobre usuários de Mac no Brasil, confiram()

  • Parabéns pela pesquisa, fui um dos que ajudaram respondendo o questionário. O resultado realmente é muito bacana.

    Só tem um errinho ali na imagem do “Browser / Sistema Operacional”, está escrito “Firefo / Mac”.

    Grande abraço!

  • Parabéns Leonardo!

  • Perroud

    Gostei da pesquisa.
    Seria interessante saber o perfil profissional (entre outras coisas) do mac user, não?

  • Maicon Junches

    Gostei disso! Parabéns!!

  • Perroud,
    na verdade queria saber mais sobre o lado pessoal. Eu até penso em levantar esses questões em outra pesquisa. Mas não agora :S

    Eduardo,
    valeu o alerta. Quanto mais você revisa sempre fica um erro.

  • Parabéns pela Pesquisa …

    … é interessante ver que apesar de 52% dos pesquisados estarem usando o Mac na hora de responder, o navegador que mais utilizado foi o Firefox seguido pelo Safari, porem distante …
    … e também uma constatação de que quem usa Mac tem grana (+de 10 salarios minimos) que não é meu Caso … usa a bastante tempo (+ de 6 anos) e tem formação superior … resumindo: realmente a chamada “elite” ….
    … Espero que se popularize e em uma nova pesquisa, futura, o cenário seja mais “povão” …

    Abraços

  • Bem legal, bem legal mesmo! Especialmente a porcentagem de 23% que usam Mac a menos de um ano. Que mostra Mac crescendo por aqui, mesmo com os altos preços praticados.

    Achei interessante também que dos usuários de Mac, 35% usam o Safari contra 17% do Firefox, enquanto que no Windows 31% usam o Firefox e só 12% usam o IE.

    Um Abraço.

  • Interessante pesquisa Leonardo.
    Entretanto um fato me pareceu muito interessante: a quantidade de usuarios que responderam à pesquisa usando Windows. Por acaso você divulgou esta pesquisa também em sites voltados ao público do Windows?

  • Questao de honra para mim, comprar um Mac esse ano…

  • Muito boa a pesquisa, tambem fiquei supreso pelo numero de usuarios windows respondendo a pesquisa. Alguem sabe dizer qual o número de Macs ou a porcentagem de usuarios pc/mac no Brasil atualmente? E de iPod em relação a outros mp3s?
    Obrigado e parabens pela pesquisa ;)

  • Parabéns pela pesquisa, bem séria e transparente. Foi interessante notar a força do Firefox entre os usuários de Mac, em detrimento do próprio Safari.

  • Pingback: AppleMania.info » Arquivo » Usuário brasileiro de Mac é bem instruído e remunerado, revela pesquisa()

  • Luiz Yamashita

    Muito bacana, parabéns ;-)

  • Carlos Alberto
    não divulguei em sites ‘tipicamente windows’, exceto em uma lista de desenvolvedores web (arqHP).

    Daniel
    não tenho dados sobre quantos Macs existem no Brasil. A pesquisa foi qualitativa. Mas imagino que o número não é tão grande, somos poucos :(

  • giovane

    muito interessante a análise desses resultados…mas o que mais me chamou a atenção é a quantidade de pessoas que, provavelmente, estão utilizando windows no mac. O que pra mim não tem o menor sentido.

  • Amanda Martins

    ihaiuahuhai… Giovane, isso é verdade… Não tem o menor sentido usar o windows no mac… Só quando está longe de um windows e precisa de algo que só o windows ofereça. Mas fora isso…

    Mas essa pesquisa foi bem interessante mesmo, vejo que os usuários do MAC OS X no Brasil está crescendo.

  • Parabéns pela iniciativa e fica meu apoio p/ novas “empreitadas” neste sentido.
    Essas pesquisas ajudam a entender melhor o “mercado” e o comportamento dos mac-usuários brasileiros…

    Apenas achei a amostragem pequena (490 pessoas) não que seja necessário numa pesquisa entrevistar todos os proprietários de Mac, claro que não.

    Será que a CAMPANHA não deveria ter ficado mais tempo no ar, inisitido um pouco mais na divulgação e esperar mais pessoas divulgarem “boca a boca” esta pesquisa?!

    De qualquer forma a idéia foi DEZ e vc todo o mérito por isso.

    [ ]’s

  • MacBAU
    com o tempo fui percebendo que caia, a cada dia, o número de participantes. Por isso terminei ela, após ter divulgado em muitos lugares.

  • Pingback: Quem é dono de Mac no Brasil? por bernabauer.com()

  • Muito legal a pesquisa!

    Interessante ver como é composto este grupo de pessoas amantes da Maçã. Ficou bem claro que em muito se difere dos adeptos (ou somente usuários) das Janelas.

  • Eduardo Dias

    É impressionante ver como a lavagem cerebral ainda faz efeito… Este Mac de onde mando esta mensagem é apenas uma máquina, não uma religião. E se fosse religião, eu não tentaria impô-la a ninguém. Que bobagem que é isso de Mac vs. PC vs. Linux…

    Uso vários SOs simultaneamente, cada um no que possui de melhor/mais barato/mais conveniente.

  • Pingback: Urls Sinistras » Blog Archive » Resultado da Pesquisa com usuários de Macintosh()

  • Ricardo Furtado Pacheco

    Parabens pela pesquisa, eu não participei, mas os resultados são fenomenais.

    Tenho um ibook g3 700mhts 12″, amo o mactoshing e não troco nunca por rWindows.

    Anápolis – Goiás

  • Livia

    Olá Gostei muito da sua pesquisa, Bem coerente. Vou usa-la em meu trabalho da faculdade.

    Obrigada por me ajudar =)

  • Gostei muito da sua pesquisa estou no ultimo ano de design gráfico e estou desenvolvendo um skin e um case pra mac’s, gostaria de saber se poderia utilizar sua pesquisa de perfil dos usuarios de Mac’s dentro do meu TCC, dando lógico os devidos crédito.

  • Marllon, claro que pode usar. Aproveita e manda um pra mim :D