Review do .Mac Mail

Nos primórdios tempos que conheci a plataforma mac – no auge dos meus 14 anos e usando um iMac 266 mhz – a Apple possuia o iTools, serviço que fornecia e-mail, servidor de arquivos, página web e outras cositas más. Em setembro de 2002 o iTools virou .Mac e passou a ser pago. Com isso, a conta de email @mac.com que tinha passou a ser cobrada.

screenshot do .Mac

Vender conta de e-mail, servidor de arquivos, página web e espaço para hospedar fotos parece idiotice em tempos de Gmail, Flickr e cia, mas os serviços da Apple possuem um significativo diferencial: interface e integração com o sistema operacional. Cada um dos serviços merece atenção especial. As galerias de imagens são muito bonitas, bem feitas – com integração entre Flash e Ajax – e compatíveis com iPhone. O serviço de e-mail leva a mesma experiência do usuário do Mail do Mac OS X para a Internet, mas isso não é tudo.

Resolvi criar uma conta para testar o serviço de e-mail, que a priori, é o que me interessa. O webmail definitivamente é um remake do Mail, aplicativo do Mac OS. Isso significa que o usuário leigo não vai ter problemas ao utilizar o serviço. Ponto para a Apple. Entretanto, como usuário do Gmail a três anos, algumas coisas realmente fazem falta. O recurso de conversação, ou seja, mesclar e-mails com mesmo subject, é imprencidível, principalmente para quem assina listas de discussão. Outros recursos interessantes, como a criação de labels – ‘pastas 2.0’ – e filtros – para melhor organizar novas mensagens – também fazem falta.

Para quem está acostumado com o Gmail, o e-mail do .Mac pode não ser a melhor opção e talvez não justifique o preço ($99 para assinatura anual do serviço ou $12 para somente ter a conta de e-mail), mas é uma alternativa de quem quer a mesma organização do Apple-way na Internet.

 

Leonardo

Registros de Leonardo Faria sobre desenvolvimento web

 
  • Alexandre Vogt

    Olá. ou usu´ario do mac osx 10.4.10 e hoje o Mail me deu uma coça. Estamos com a internet problematica e tentei enviar um e-mail com um .wmv de 8MB anexado. A mensagem permaneceu sendo enviada……….eternamente. Deletei o arquivo, fechei o Mail, desconectei o cabo, reiniciei e desliguei a maquina. Nada resolveu e ele continua enviando. Nã há nada a ser feito?
    Não há um “abort”, “stop sending”????
    Obrigado
    Alexandre