macreview

Resenha: A cabeça de Steve Jobs

Verdade seja dita, Steve Jobs é um mito e mais do que um CEO, ele é o homem a frente da Apple e a frente do seu tempo. O que esperar de uma biografia de alguém que revolucionou a computação moderna, o cinema de animação, o mercado de música e a telefonia? Acabo de ler “A Cabeça de Steve Jobs”, de Leander Kahney e essa obra pode representar muito para nossas vidas, principalmente se você ter as ações e mantras de Jobs como inspiração para seus trabalhos.

Foco

Foco é dizer não. Foco significa especializar naquilo que você é bom e entregar o melhor de si em seus trabalhos. É manter as coisas simples e esquecer o excesso de funções. Não queira dominar o mundo de uma só vez.

Steve Jobs

Despotismo

Alguém tem que dar ordens. Personalidade e alma é fundamental para um negócio, independentemente da espécie. Intrisicamente relacionado com despotismo e foco, simplifique. Não tenha medo de dizer não a opiniões alheiras e tome decisões, inclusive a que aparentam ser as mais simples. Pensar em detalhes, por menores que sejam, revelam a identidade de um produto.

Perfeccionismo

Perfeccionismo e atenção a pequenas coisas é fundamental. Experimente, gere, teste, reúna, troque idéias. Design é função, e não forma. São com esses mantras que os produtos da Apple são gerados. Veja esse trecho:

“O pé da base de alumínio do iMac é feito de um material especial não deslizante, para que a máquina não se mexa quando a tela é inclinada. Por que um material especial? Porque [Jonathan] Ive não gosta de pés de borracha”.

Steve Jobs

Elitismo

Busque a mais alta qualidade nas pessoas, nos produtos e na publicidade. Não adianta ter a melhor publicidade com produtos ruins, ou produtos ruins feitos em desarmonia por boas pessoas. Valorize sua equipe, pois eles são uma vantagem competitiva à frente dos seus rivais.

O livro-biografia é riquíssimo em lições, como as listadas acima. Não dá para comentar tudo aqui. É ler para se impressionar e apaixonar.

update: Trecho online

Interactions

Webmentions

Like this content? Buy me a coffeeor share around:

0 Like

0 Reply & Share