O ecossistema Rails

Escrevo esse artigo dentro do meu voo de São Paulo para Belo Horizonte. Passei 4 dias em São Paulo, participei do Rails Summit, bloguei ao vivo um resumo das palestras e vou expor meus comentários sobre o ecossistema Rails – ou se preferir, o gueto Rails.

Trilhos da oportunidade

Conheci durante o evento vários pessoas que só conhecia pelo Twitter. Muitas dessas pessoas possuem aplicativos web, outras desenvolvem no tempo livre por prazer (como eu), outras trabalham offshore. De tudo isso, a única coisa que possuo concluir é que de fato existe um trem da oportunidade. Existem vagas para bons programadores nesse mercado, o trabalho remoto É possível e É uma realidade. Globalização é um americano morar na Argentina e contratar um programador brasileiro no evento.

Maturidade da comunidade

Rails definitivamente é mais do que somente um framework para desenvolvimento de aplicações web. Rails é resultado de um trabalho coletivo e maduro de uma comunidade. No Brasil essa comunidade é formada de gente vinda de várias tecnologias (Java, PHP, Python, programação desktop) e que se identifica com um software de opinião, com metodologias agéis e com computadores de Cupertino.

Essa pluralidade de pessoas tornam um encontro como o Rails Summit rico não somente de potenciais técnicos, mas sim de potenciais humanos.

Programadores podem ser empreendedores

Existe muita programador com vontade de empreender. As apresentações do Vinícius são uma provocação para botar para fazer. Negócios na web são como aplicações. É necessário fazer, testar, refatorar e nesse sentido a troca de experiências no Rails Summit é inspiradora a sonhar e a agir. Com Rails, aplicações são feitas rapidamente e é dessa velocidade que o seu negócio precisa.

Conclusão

Rails não é só código, é um tag que pessoas de diferentes opiniões, experiências e lugares carregam. Nessa comunidade o foto não está nos comos e sim nos porques. Após o Rails Summit, só posso confirmar o quanto é único esse gueto.

 

Leonardo

Registros de Leonardo Faria sobre desenvolvimento web

 
  • Concordo com você que a comunidade Rails é única, e que as pessoas que a fazem ou estão nela, não estão apenas pela tecnologia, mas porque acreditam na filosofia, e que o esse é o jeito certo de fazer aplicações.

    Obrigado por citar o meu caso como exemplo de oportunidade, espero que isso fomente novos desenvolvedores a deixar trabalhos em que se sentem seguros mas que não acreditam mais, ou que não tem paixão, para que invistam tempo naquilo que acreditam. Trabalhar com aquilo que você gosta não tem preço, e vale o esforço.

    Por fim, foi muito legal te conhecer pessoalmente, espero te ver em outros eventos em breve.

    Abraço

  • José Gomes Júnior

    Concordo plenamente com vocês.
    Inclusive foi conversando com pessoas como o Flávio durante o evento que me ajudaram a tomar algumas decisões.

    Esse ano ainda tiver a oportunidade de ficar após o evento e sair com a galera e conhecer um pouco mais as pessoas que acompanho somente pela net.

    Vlw Leozera, foi massa te conhecer lá meu cumpadi mineiro.

    [ ]´s