rubyonrails

O ecossistema Rails

Escrevo esse artigo dentro do meu voo de São Paulo para Belo Horizonte. Passei 4 dias em São Paulo, participei do Rails Summit, bloguei ao vivo um resumo das palestras e vou expor meus comentários sobre o ecossistema Rails – ou se preferir, o gueto Rails.

Trilhos da oportunidade

Conheci durante o evento vários pessoas que só conhecia pelo Twitter. Muitas dessas pessoas possuem aplicativos web, outras desenvolvem no tempo livre por prazer (como eu), outras trabalham offshore. De tudo isso, a única coisa que possuo concluir é que de fato existe um trem da oportunidade. Existem vagas para bons programadores nesse mercado, o trabalho remoto É possível e É uma realidade. Globalização é um americano morar na Argentina e contratar um programador brasileiro no evento.

Maturidade da comunidade

Rails definitivamente é mais do que somente um framework para desenvolvimento de aplicações web. Rails é resultado de um trabalho coletivo e maduro de uma comunidade. No Brasil essa comunidade é formada de gente vinda de várias tecnologias (Java, PHP, Python, programação desktop) e que se identifica com um software de opinião, com metodologias agéis e com computadores de Cupertino.

Essa pluralidade de pessoas tornam um encontro como o Rails Summit rico não somente de potenciais técnicos, mas sim de potenciais humanos.

Programadores podem ser empreendedores

Existe muita programador com vontade de empreender. As apresentações do Vinícius são uma provocação para botar para fazer. Negócios na web são como aplicações. É necessário fazer, testar, refatorar e nesse sentido a troca de experiências no Rails Summit é inspiradora a sonhar e a agir. Com Rails, aplicações são feitas rapidamente e é dessa velocidade que o seu negócio precisa.

Conclusão

Rails não é só código, é um tag que pessoas de diferentes opiniões, experiências e lugares carregam. Nessa comunidade o foto não está nos comos e sim nos porques. Após o Rails Summit, só posso confirmar o quanto é único esse gueto.

Interactions

Webmentions

Like this content? Buy me a coffeeor share around:

0 Like

0 Reply & Share