Desenvolvimento web no Macintosh 2
Apache, PHP e MySQL de forma mais fácil
No artigo anterior, configuramos na mão o nosso servidor. Entretanto, há uma forma mais fácil de ter um servidor web em casa.
Com o XAMPP, você instala tudo de uma só vez. Vantagens? Todas as possíveis: além do feijão com arroz básico, esse superpacote all-in-one traz o gerenciador de banco de dados PHPMyAdmin, o gerenciador de estatísticas Webalizer, dentre outras maravilhas.
Ruby and Rails
Rails é um framework e hype do web2.0. Na verdade, estou aqui para falar exatamente dele, mas sim de um artigo da Apple, ensinando o caminho das pedras para sua configuração. Se você conseguir instalá-lo, pode ir direto para o tutorial do TaQ, muito interessante, por sinal.
Editores
Bem, agora já temos nosso servidor local. Falta escolher agora as melhores ferramentas de produtividade. O Dreamweaver tem recursos interessantes para desenvolvimento. Não estou falando do editor visual, mas sim do editor de código. O problema desse software é que requer muito hardware. Existe também o skEdit, que eu não testei, mas parece ser bem interessante. Porém, o que eu uso no meu Macintosh é o Smultron, editor de texto livre.
Clientes de FTP
Transmit é uma ótima pedida, mas é shareware. Outro cliente interessante é o Interarchy é um cliente que adapta o Safari para conexões FTP.
Mais do Mesmo
Continue lendo sobre Clientes FTP do Mac OS
Blog só com aplicativos para Mac