Desenvolvimento web no Macintosh

Muitos que se migram para o Mac OS se perguntam como trabalhar com desenvolvimento web nele. Well, o Mac OS X já vem com Apache configurado. Falta, portanto, configurar PHP e MySQL.

Após baixar o PHP (+- 47MB), você irá descompactá-lo e executar o instalador. Cuidado com a versão. No Mac OS X, o Apache que vem instalado por padrão é o Apache 1.3.

Instalação do PHP

Agora o MySQL: Feito o download (+-9MB), instale-o (primeiro o MySQL-standard e depois o MySQL Startup Item). Não há grandes tormentos para essa parte. Abra agora o MySQL.prefPane (que está junto com os 2 instaladores do MySQL). Definido quem vai usar o MySQL, você poderá finalmente iniciar o banco de dados. MySQL iniciado, falta somente o Apache:
No Apple Menu, escolha Compartilhamento (ou Sharing).
Selecione Compart. Web Pessoal (ou Pessoal Web Sharing) e inicie-o.
Pronto! Para testar a configuração crie um arquivo teste.php com o seguinte conteúdo:

< ?
phpinfo();
?>

Salve-o em Biblioteca/Webserver/Documents e vá para o Safari, digitando: http://localhost/teste.php
Uma tela como a seguinte deve ser esperada:

PHP configurado

 

Leonardo

Registros de Leonardo Faria sobre desenvolvimento web

 

5 thoughts on “Desenvolvimento web no Macintosh

  1. A vantagem do download do pacote do PHP aqui citado está na configuração de diversos recursos, como sockets (experimental), MySQL, biblioteca de manipulação IMAP e GD (biblioteca gráfica)

  2. Hum, quando fui abrir o MySql.prePane, disse que não podia instalar, será q é pq o meu mac é intel? Pelo q eu vi não tem versão do MySQL Universal. É isso mesmo? =/

Comments are closed.