Resultado da Pesquisa sobre Mac Users
No último dia 16 lancei uma pesquisa para conhecer o perfil dos usuários de Macintosh no Brasil. A intenção dessa pesquisa, além do óbvio, é servir de background para o lançamento de um novo serviço sobre Macs no Brasil.
Para a divulgação da pesquisa, convoquei usuários de vários fóruns, comunidades no orkut e pedi a vários blogueiros e vários sites uma nota sobre a pesquisa. Assim, depois de um tempo, 490 pessoas responderam as 14 questões do questionário.
Obrigado a todo mundo que respondeu a pesquisa.
Os resultados surpreenderam. Vamos lá.
Sobre o Mac User
Realizei perguntas simples sobre quem é o usuário de Mac em terras tupiniquins. Quanto a idade, a maioria dos usuários estão entre os 21 a 40 anos. Sobre escolaridade, percebe-se que grande parte dos usuários já sentou ou cursa o ensino superior. Obtive nessa parte da pesquisa resultados até bem equilibrados quanto a renda(!), onde prevalesce o mito que usuários de Macs são ricos. O resultado da pesquisa “Tempo que usa Mac” foi bem interessante: observa-se um percentual considerável de novos usuários, mas prevalesce usuários antigos, com mais de 6 anos.
O Mac User e seus equipamentos
Segundo a pesquisa, tem-se uma rivalidade entre desktops e laptops quanto a equipamento principal – Macs de mesas ganham de 51% a 49%. A maioria das pessoas que responderam a pesquisa possuem apenas um Mac, mas o número de quem possui mais de um equipamento é bem peculiar. Quanto ao uso de iPods, observa-se a preferência pelo Player da Apple: 65% das pessoas que responderam a pesquisa possuem um.
O Mac User e as compras
Na minha opinião, sem grandes surpresas para essa parte da pesquisa. 64% das pessoas que responderam essa pesquisa compram frequentemente pela Internet. A pergunta “Onde compra Mac” gerou um resultado bem interessante: um considerável número de pessoas compram equipamentos fora do Brasil. Um dos fatores que indicam esse número é o alto preço dos produtos da Apple no país.
Outro resultado interessante foi quanto a compra de equipamentos em sites de leilões, como o MercadoLivre e em fóruns e listas de discussão: 43% das pessoas que responderam a pesquisa já utilizou esses serviços. Esse resultado é bem interessante. Eu mesmo já comprei um iBook via MercadoLivre e pelo visto isso já vem se tornando uma prática comum no Brasil. A nota dada pelos usuários para quem utilizou esses serviços pode ser considerada boa, uma vez que comunidades online criam aproximação entre as pessoas e os serviços de leilões possuem formas seguras de se comprar online.
Estatísticas de quem acessou a pesquisa
Para gerar estatísticas de browser, conexão e sistema operacional, usei como base de dados os resultados do Google Analytics.
Direitos autorais dessa pesquisa
O conteúdo desse site (e desse post), está sobre a licença Creative Commons de Atribuição-Uso Não-Comercial-Compatilhamento. Você pode copiar, distribuir, exibir, dando crédito a esse site e deve ser usada sem finalidades comerciais e pode ser alterar desde que distribuida com uma licença igual a atual.